segunda-feira, 21 de março de 2011

Educação em Higiene é tudo ou é só o Começo?


Educação em Higiene é tudo ou é só o Começo?
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a higienização correta das mãos ainda é a melhor forma de evitar o contágio e disseminação de algumas doenças.  Contudo, há uma série de outras vertentes que devemos nos atentar como por exemplo, o saneamento público, que deve ser tratado com especificidade pelas autoridades competentes, pois mesmo sendo um país em ascendência econômica, a população brasileira continua carente de educação, inclusive a educação sanitária.
 Um simples exemplo da importância do investimento público em tratamento de água e esgoto e campanhas governamentais sobre Higiene e Saúde (hig. Pessoal, hig. de Alimentos...etc) é que nas férias de final de ano tão sonhadas pelas famílias, foram no primeiro mês de 2011 contempladas com uma aumento de 80% (referente a dezembro de 2010) em relação ao atendimento de pessoas com Diarréia e vômito decorrentes de contato com a água contaminada, tanto no banho em balneários impróprios, como a ingestão alimentos contaminados pela mesma, o que deixa a saúde da população vulnerável.
Então vamos questionar: porque ensinar sobre Higiene e sáude?
Porque, segundo nossa realidade, temos certeza que dezenas de doenças são transmitidas através da falta de higiene. Higiene vinculada a cuidados pessoais que só dependem da conscientização individual, da higiene pública que depende de um trabalho governamental e de redes sociais sobre higiene ambiental e higiene coletiva que reflete diretamente no simples papel copo descartável que vocês 190.732.694 brasileiros ( segundo o censo de 2010) jogam na rua e entopem os bueiros, que entupidos transbordam levando o dejetos fecais das fossas sépticas  que ainda existem , levando fezes e urina pra dentro da casa do cidadão que pagam seus impostos, colocando a saúde dele em risco como mostra um exemplo de notícia  na cidade de Ribeirão preto/SP, dado pelo Jornal Cidade - Sábado, 04 de Dezembro de 2010 - 00h50:
 - Na Favela do Brejo, na zona Norte, 50 barracos foram inundados. A água atingiu mais de 1,5 m de altura e os bombeiros fizeram 45 resgates. Na Vila Virgínia, na zona Oeste, ao menos 30 casas foram invadidas pelas águas do ribeirão Preto.
Qual a causa disso tudo?
Bem no otimismo que aprendi a vivificar me permite visualizar que  mesmo a longo prazo, temos que iniciar com veemência e agilidade a combater a causa por meio do exemplo pessoal, com ações construtivas e diárias e concomitantemente com ações de abrangência pública, ou seja, o esclarecimento em massa para a população,  sempre em concordância com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, realizando a educação Sanitária da mesma, contudo, não apenas nas durante as campanhas de prevenção as epidemias de H1N1 ou Terçol. Se companhas constantes fossem feitas, não somente essas duas doenças poderiam ser evitadas, mas uma série de complicação a saúde provocadas por bactérias, vírus, fungos e parasitas que são comumente veículos de doenças e que na saúde pública ainda não é dada a devida atenção.
Você sabe o que as bactérias, vírus, fungos e parasitas presentes na água, nos alimentos e nas mãos das pessoas podem causar?
Doenças.!
Na realidade várias doenças:
Salmonelose;
Hepatite A;
Giardíase;
Gastroenterites;
Enterocolites;
Botulismo;
Ascaridíase;
Amebíase;
Toxoplasmose;
Teníase, Cisticercose e Neurocisticercose;
Leptospirose
Outras...

Quer descobrir como evitar essas complicações que a falta de higiene trás?
Então continue acompanhando.
Muito Obrigada.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial